DADOS DA SEGURANÇA: Após guerra na capital, RO registra redução em todas as ocorrências policiais

Política

Após um início de ano turbulento para a segurança pública, com uma guerra travada em plena cidade contra as facções criminosas dentro da sua capital, Porto Velho, o estado de Rondônia apresentou dados positivos ao final do primeiro trimestre de 2025, isso em comparação com o mesmo período do ano de 2024. 
 

Nos dados apresentados pelo Governo do Estado, foi constatada a redução em todas as ocorrências, com destaque para o rubo à pessoa, que teve uma redução de 51%.  Roubo à residência (-43%), roubo consumado (-48%) e roubo ao comércio (-38%) também estão entre os registros de maiores quedas entre o primeiro trimestre de 2024 em comparação a 2025. 
 
Em Porto Velho, região onde se concentrou a guerra contra as facções, foi registrada uma queda de 27% nos homicídios, além de uma redução significativa nos casos de estupro (-27%), tentativa de homicídio (-35%), roubo a comércio (-39), furto (-22%) e roubo a pessoa (-53%). 
 
Vale destacar que, no primeiro trimestre de 2025, a capital rondoniense contou com a intervenção de policiais da Força Nacional, além da execução de um plano avançado de segurança pública que teve a integração da PM/RO e Sesdec, mobilizando tropas e ocupando áreas com altos índices de criminalidade. 
 
Conforme o secretário de segurança pública de Rondônia, Coronel Felipe Vital, esses dados positivos devem se estender ao longo do ano, uma vez que as ações estão sendo coordenadas de forma permanente. 
 
A expectativa é de que essas ações ao longo de todo o ano consigam remover Porto Velho da condição de uma das capitais mais violentas do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *