A cinco rodadas do encerramento das Eliminatórias, a seleção brasileira possui 98,78% de probabilidade de se qualificar para a Copa do Mundo de 2026. A vitória sobre a Colômbia, com um placar de 2 a 1 na quinta-feira, permitiu que a equipe brasileira avançasse duas posições na classificação, além de estabelecer uma vantagem de oito pontos em relação à Bolívia, que é a primeira equipe fora da zona de classificação direta.
A Argentina está na ponta da tabela das Eliminatórias e também detém a maior probabilidade de garantir sua participação na Copa que ocorrerá no Canadá, Estados Unidos e México. Os atuais campeões mundiais apresentam uma taxa de 100% de chance de classificação, mesmo que a confirmação matemática ainda não tenha sido atingida.
Um cenário muito específico seria necessário para que os argentinos não conseguissem se classificar para a próxima Copa. Com 15 pontos de vantagem (sobre 15 pontos a serem disputados) em relação à Bolívia, as inúmeras simulações feitas não indicam essa possibilidade. Portanto, pode-se afirmar que a Argentina está “estatisticamente” assegurada para a Copa, após derrotar o Uruguai por 1 a 0 em jogo fora de casa.
Na segunda colocação da tabela das Eliminatórias, o Equador apresenta 99,63% de chances de se classificar. A equipe equatoriana contou com a atuação destacada de Enner Valencia nesta rodada, ao vencer a Venezuela em Quito por 2 a 1, o que lhe garantiu a segunda posição.
