Anvisa aprova medicamento contra Alzheimer

Geral

De acordo com o registro da Anvisa, o Kisunla (donanemabe) é ” indicado para o tratamento de comprometimento cognitivo leve ou/e demência leve associados à doença de Alzheimer”.

O medicamento é um anticorpo monoclonal que se liga a uma proteína chamada beta-amiloide, que forma placas no cérebro. Elas são uma das principais características da doença e estão associadas à perda de memória e problemas cognitivos. O donanemabe atua ligando esses aglomerados e os reduzindo, retardando a progressão do Alzheimer.

Veja como foram os testes:

O donanemabe passou por um estudo com 1.736 pacientes com Alzheimer em estágio inicial. Eles apresentavam comprometimento cognitivo leve e demência leve;
Cada paciente recebeu 700 miligramas da solução a cada quatro semanas nas três primeiras doses. Em seguida, 860 pacientes receberam 1.400 miligramas a cada quatro semanas e outros 876, placebo por até 72 semanas;
Segundo a Anvisa, na semana 76, os pacientes tratados com donanemabe tiveram progressão clínica melhor do que os tratados com placebo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *